Quando essa revista foi publicada pela primeira vez no Brasil em 2006, a Editora Panini decidiu dividi-la em três volumes. Originalmente ela saiu com suas histórias publicadas mensalmente sem uma separação em volumes. Decidi escrever sobre cada um dos "volimes", a primeira parte saiu no Diretório Literário cujo link estará abaixo do texto.
Após um grande embate entre os Especiais, o Volume 2 inicia com Massa Crítica apropriando-se da cidade de Chicago. O governo percebendo o mal que fez resolve se aliar aos especiais que foram considerados a ameaça. Straczinski mostra o quanto atribuir poderes governamentais a um grupo para salvar a população de uma ameaça imaginária, leva a criação de uma ditadura. As mensagens do autor de forma metafórica em uma ficção científica é o grande trunfo da obra.
Porém é preciso ressaltar que o Volume.2 tem uma queda de qualidade no início ao centrar-se mais no conflito entre os especiais do que nas diversas metáforas do Volume 1. Aqui o Poeta busca criar uma equipe para retomar o controle de Chicago, assim personagens mudam de lado, outros reaparecem e alguns especial secundário passam a ser peça chave na trama.
Straczynski faz uma reviravolta no roteiro e sai dos conflitos óbvios para levar aos seus personagens a questionar como eles poderiam utilizar os seus poderes para mudar de fato o destino da humanidade. Problemas reais são resolvidos sem o uso da destruição ou violência e a reação dos órgãos de poder dos diversos países assemelham-se do que poderia ser a sua reação caso aquilo realmente ocorresse.
Se Rising Stars já sai do óbvio das histórias de heróis, o segundo volume tira do óbvio do próprio caminho que a obra trilhou nas primeiras edições. A mudança além do roteiro, também ocorreu nos desenhos. Christian Zanier também deeenha o volume 2 mas é substituído por Stuart Immonen e Bred Anderson. Enquanto Zanier tem um traço que se encaixa bem nas lutas de heróis, Immonen e Anderson se adequa a mudança de narrativa em que traz desenhos com pouco movimento e traz uma seriedade maior a história.
Leia também:
http://www.diretorioliterario.com/2018/03/rising-stars-estrelas-ascendentes.html?m=1
Sobre o link - Você deve ter notado que o link se refere a um outro site. Eu fui convidado a escrever para o site Diretório Literário e, gostaria de deixar claro que foi com muita honra. Além disso, gostaria de agradecer ao convite feito por Gabriele Alcântara e ter meu texto editado por Agostinho Torres que melhorou e me deu toques para incremetar o texto.
Comentários
Postar um comentário