O Retorno do Herói


Essa mini-série trata da volta a vida de Hal Jordan, o Lanterna Verde clássico, que havia morrido na saga A Noite Final após ter enlouquecido e adotado o nome do vilão Parallax. A história tem início no inferno, quando o demônio Neron castigava o anjo Asmodeu que havia sido condenado recentemente. Etrigan, o demônio, oferece ajuda e convoca o Espectro. Este estava aprisionado desde o arco Crise Interdimensional (segue abaixo o link pra esse texto). Espectro estava livre mas sem o hospedeiro humano, ele era uma entidade da vingança divina descontrolada.

O Espectro se apossa do corpo do anjo e decide se vingar de Deus, porém ao sair do inferno, ele deixa uma fenda por onde os demônios escapam e vão a Terra. Os heróis da DC vão tentar conter os demônios. Esse é um desafio cuja força bruta não é suficiente, por isso um grupo de heróis com poderes mágicos se une, apresendando-se como Os Sentinelas da Magia: Retalho, Fausto, Zatanna, Dr. Oculto, Madame Xanadu, Sentinela, Demônio Azul e Encantadora (a mesma do filme do Esquadrão Suicida), Ravena e outros.



A partir daí, a saga se divide em locais diferentes. Alguns heróis vão para o céu afim de encontrar a alma de Jim Corrigan, ex hospedeiro do Espectro. Na Terra, os heróis e uma parte dos Sentinelas da Magia procuram proteger as pessoas dos demônios, a outra parte dos Sentinelas e outros heróis vão para o inferno afim de reacender a chama que foi absorvida pelo Espectro e congelado o local. No céu, os heróis são impedidos de entrar no local das almas absorvidas, por isso eles vão para o purgatório que, entre vários heróis mortos, eles encontram Hal Jordan que oferece a sua ajuda.

A mini-série propõe mostrar o retorno de Hal Jordan a vida e como ele passou a assumir os poderes do Espectro. O argumento é de Geoff Johns, conhecido por grandes mudanças no Lanterna Verde e transformações no universo DC. Seu nome adquiriu tamanha importância que hoje ele compõe a direção dos filmes da DC na Warner. Essa história está muito aquém do melhor da sua obra. O Retorno do Herói é mal escrita. Há personagens em excesso, que aparecem e somem da trama sem serem notados. Há diálogos ridículos, algo visivelmente forçado apenas pra mostrar que o personagem está ali. Além disso, há soluções fáceis e pouco convicentes na trama, como o fato de no purgatório dos heróis, todos desesperados em ajudar para poder sair dali, se acalmam e apenas aceitam quando Hal Jordan diz que irá ajudar.

Se a história tem um argumento fraco, os desenhos acompanham na falta de qualidade. Quem assina os desenhos são  Matt Smith e Christopher Jones que traz algo amador e sem nenhuma emoção. Uma obra que gerou muita expectativa ao trazer a vida um personagem clássico que tornou-se um assassino e em seguida, em arrependimento, deu a própria vida pra salvar a Terra na saga "A Noite Final".


Destaque da obra:
- A volta a vida de Hal Jordan
- Jordan assume como hospedeiro do Espectro.

Leia também:
Liga da Justiça - Crise Interdimensional


Comentários