Demolidor - Diabo da Guarda


Nesse arco, o argumentista Kevin Smith aprofunda a religiosidade do herói. Kevin Smith é cineasta e aqui escreve um arco que se tornou referência para entender a fundo a mentalidade do Homem sem Medo.

O casal Karen e Matt parece enfrentar problemas pessoas e procuram resolvê-los por si mesmos. Enquanto Karen Paige escreve uma misteriosa carta de despedida;  Matt Murdock, inconsolado e cheio de dúvidas, resolve pedir os conselhos de um padre sobre o que estava acontecendo na sua vida. Além de enfrentar essas atribulações, uma situação estranha literalmente bate a porta do escritório de advocacia de Matt e Foggy Nelson: uma adolescente com um bebê.

A adolescente se diz virgem e afirma precisar de proteção para salvar seu filho, o redentor que está retornando para salvar o mundo. Uma história estranha que fica cada vez mais confusa: como a garota sabe que Matt Murdock é o Demolidor?

A mente de Murdock fica ainda mais perturbada ao encontrar um homem que sabe o seu segredo e afirma que a criança é o anti-Cristo. Segundo ele, ela vai arruinar a vida de quem a proteger e por isso tem que ser morta. Mesmo com a habilidade de escutar batimentos cardíacos, o Demolidor não consegue perceber que nenhum dos dois está mentindo. Para piorar uma situação em que o Homem sem Medo já não sabe o que fazer, Karen Paige bate a sua porta em desespero, acometida por um terrível mal.

Kevin Smith apesar de não ter uma carreira de escritor de quadrinhos, consegue fazer muitas referências sobre a história do Demolidor, seja de acontecimentos recentes como de antigos. O argumentista/cineasta cria uma história cujas páginas tem muito texto escrito e bem escrito! Uma característica que prende a minha atenção na leitura. Esse arco quebra o ritmo do Demolidor alegre, cheio de piadinhas que foi assumido anteriormente a esse.

Os desenhos são de Joe Quesada. Um lindo traço que amplia a dramaticidade dos textos. A beleza da sua arte se faz tanto presentão nos personagens, no ambiente como nos própria concepção da página e nos quadrinhos. Os fãs do atual seriado do personagem irão encontrar referências nas capas e nas histórias. O trabalho de Joe Quesada na Marvel conquista, com essa história e outras, uma importância cada vez maior até que ele se torna editor chefe dos quadrinhos da Marvel.

Esse arco consegue manter o impacto do começo ao fim, deixando o leitor tão impactado que consegue sentir um pouco da confusão que o Demolidor sente, Smith consegue fechar bem as pontas e as motivações do herói e vilão.

Destaque da obra (spoilers após a imagem):

- A morte de Karen Paige;
- Mysterio no ápice da crueldade e inteligência;


Leia também:
Demolidor e Viúva Negra 

Demolidor em defesa de Mr. Hyde

Demolidor - Paradiso

Demolidor - Cruel e Incomum

Comentários