O que Aconteceu com a Cidade do Futuro?

Essa história foi publicada em 2000 e um aspecto histórico é importante esclarecer: na virada de 1999 para 2000, todo o mundo estava apreensivo por causa do Bug do Milênio. Devido a vários aparelhos eletrônicos contarem o ano com dois dígitos, a mudança de 99 para 00 poderia fazer com que o programa não reconhecesse e travasse o equipamento. Assim, alguns aparelhos eletrônicos foram modificadas as suas datas para 4 dígitos porém aqueles não modificadas passava por esse risco. O temor propagado era que de 1999 para 2000 tudo iria parar, inclusive bancos e equipamentos de saúde.

Esse arco realça esse temor. Ele inicia mostrando a vida dos antepassados de Lex Luthor, desde o povoamento dos EUA. No presente, as empresas Luthor investe em soluções ao Bug do Milênio e vende isso para diversos países. Na virada do século, tudo para e as luzes se apagam. Uma mente viva sai dos equipamentos das empresas de Luthor, era Brainiac 2,5, essa é uma mente alienígena tecnológica inimiga do Homem de Aço. A Liga da Justiça ajuda em diversos locais pelo mundo e cabe ao Superman e ao Lanterna Verde tentar interceptar os milhares de mísseis despejados no espaço pelos programas militares que interpretaram um Bug como um ataque de nação inimiga.


Uma aparente evolução de Braniac 2.5 pra Brainiac 13.0 muda tudo em Metrópolis. A tecnologia alienígena avança todo objeto tecnológico da cidade, inclusive os próprios prédios. Metros enormes e seus trilhos são construídos durante o trajeto, prédios são modificados e pessoas presas. Para salvar o mundo dessa ameaça, Brainiac 2.5, que não havia evoluído mas ficou restrito ao corpo da filha do Luthor, resolve somar forças ao empresário vilão contra o Brainiac 13.0, uma versão vinda do futuro.

Esse arco serviu deu início a uma transformação tecnológica de Metrópolis que ficou literalmente uma Cidade do Futuro. O arco consegue manter a atenção e tem um final surpreendente. Ele ocorre num crossover entre as revistas do Superman da época e um especial: Superman Y2K, Superman, Adventures of Superman, Man of Steel e Action Comics. Foram diversos os artistas desse arco. Os argumentos foram de Joe Kelly, Jeph Loeb, Stuart Immonen, Mark Schulz e o Mark Millar ajudando no roteiro de Man of Steel. Os desenhos são de Fitch Guice, Kevin Conrad, Mark Propst, Richard Bonk, Ed McGuiness, Stuart Immonen, Doug Mahnke, German Garcia e Kano.

Um grande detalhe nos desenhos é que quando aparece o Brainiac 13.0 ele é todo em 3D e os demais personagens e ambientes é em 2D.


Leia também:
http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/10/superman-filha-de-luthor.html?m=1

http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/09/superman-ajuda-mongul.html?m=1

http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/08/superman-as-cores-do-sangue.html?m=1

http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/08/superman-o-dia-do-kryptoniano.html?m=1

Comentários