Liga da Justiça - Superpoder


Essa é uma edição especial que saiu pela primeira vez no Brasil em 2000. Conta a história do herói Antaeus que com seus atos conseguiu diminuir crimes na sua cidade. Até o dia quando um incêndio tomou conta de um prédio, o herói salta para ajudar uma família presa no alto. Os poderes de Antaeus porém não são suficientes para conseguir salvá-los e quatro pessoas são mortas nesse dia.

Inconformado, o herói resolve ir aos laboratórios Star afim de incrementar seus poderes. Ele se permite ficar totalmente deformado e sua pele passa a ser uma armadura. Ele resolve voltar a salvar vidas e isso chama a atenção da Liga da Justiça.


Antaeus passa a ser um membro honorário e tem o seu sonho realizado. A equipe descobre sobre a sua origem vinculada aos Laboratórios Star e o Lanterna Verde Kyle Rayner considera insana a decisão de alguém se mutilar pra ampliar seus poderes.

A história vai além de um simples enredo de ação e assume questionamentos existenciais sobre o que é ser herói e o que torna alguém altruísta ou um insano obsessivo. Kyle traz esses questionamentos a equipe seja de maneira seria ou fazendo piadas.

A situação perde o controle quando Antaeus decide destituir um ditador do Oriente Médio após deixar a Liga. Ele decide matar o líder fazendo com que a Liga queira levá-lo prezo. Outras questões filosóficas aparecem: até quando um grupo de heróis devem ver injustiça ocorrendo sem fazer nada? Cabe a Liga ditar os rumos de decisões de Estado?

A revista amplia muito o aspecto dramático e possibilita reflexões sobre o papel do herói e possíveis consequências quando esse papel não é bem compreendido. Uma história que vai longe do lugar comum numa formação consagrada por apresentar grandes histórias e essa certamente é uma delas.


Com um ótimo roteiro de John Arcudi que consegue propor reflexão em meio da ação de um grupo de heróis, sabendo dosar bem as duas coisas. Os desenhos são de Scott Eaton que chamou a minha atenção pela forma como ele faz as expressões faciais.



Leia também:
http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/09/liga-da-justica-terra-dois.html?m=1

http://garimpeirosdehq.blogspot.com/2017/01/liga-da-justicavingadores.html

Comentários