Esquadrão Suicida - Conspiração Janus


Bem no início da década de 90 chegou ao Brasil a saga Conspiração Janus, um crossover envolvendo principalmente as revistas Suicide Squad e Check Mate. Nessa época as histórias de espionagem estavam em alta na DC e essa saga foi muito importante pra mudança das agências de espionagem na época.

Cheque Mate é uma agência de espionagem governamental cujos membros utilizavam a hierarquia do xadrez, sendo que em campo atuavam os cavalos. Cheque Mate e Esquadrão Suicida eram chefiadas por Amanda Waller. Ela informa as duas agências que descobriu um plano chamado Conspiração Janus para destruir o serviço de inteligência americano. Para se precaver, ela ordena ao Esquadrão Suicida resgatar a Máscara Medusa (máscara que ao utilizada manipula as emoções de quem está próximo) que esta em posse dos heróis da Força da Liberdade, enquanto isso o Cheque Mate iria invadir o projeto Átomo  (projeto que criou o Capitão Átomo e o Major Força) e sequestrar o cientista Megala. Waller ordena o assassinato se preciso.

A insegurança entre eles de saber se essa Conspiração Janus realmente existe e a estranha ordem de Waller em matar pessoas que atuam a serviço da justiça faz com que um grupo do Cheque Mate investigue Amanda em Belle Reve, prisão onde ela atua e onde vivem ps membros do Esquadrão Suicida. Pra piorar, General Eiling do projeto Átomo sobrevive ao ataque do Cheque Mate e se vinga.

Toda a trama intensifica a tensão até a destruição das Indústrias Koning quando vem a tona o esconderijo do Cheque Mate e a imprensa começa começa saber cada vez mais das secretas agências de espionagem pela Lois Lane, que possui muita informações e vai em busca de outras. O ápice da briga ocorre com a destruição da prisão Belle Reve, lá todos descobrem tudo sobre a Conspiração Janus e o grande manipulador: Kobra.

Esse crossover foi o ápice das revistas de espionagem da DC cujas repercussões atingiu a todos os participantes. Vários artistas contribuíram: nos argumentos Paul Kupperberg, John Osttander, Kim Yale; e nos desenhos Steve Erwin, John K. Snyder III, Rick Hoberg, Doug Rice, Tom Mandrake. Uma verdadeira salada de artistas mas que demonstra ter uma otima proposta do começo ao fim. Se tiver a oportunidade, não deixe de ler.


Comentários