O Saudosismo dos Sebos


https://youtu.be/tR-LofiS2l4

Eu sou de Teresina no Piauí e não tive como não me encher com esse sentimento saudosista ao ver esse vídeo. Lembrei de quando tinha uns 13 anos de idade e quando eu ia de ônibus ou a pés para comprar hqs em bancas de revistas usadas, foi nessa época que passei a ser  um leitor regular.

Eu lembro que o ato de escolher era uma dificuldade como deve ser para todos os que estão começando, porém sem Internet pra pesquisar em blogs ou vlogs de quadrinhos e muito menos ter alguém pra trocar informações sobre o que comprar. Para isso, eu inventei uma maneira própria de escolha baseada nos anúncios das revistas, eu levava uma lista com possíveis aquisições, se encontrasse uma delas então seria a compra do mês. Isso possibilitou que eu conhecesse uma variedade de heróis da Marvel, da DC e aqui e acolá de outras editoras.

Anos depois eu deixei de comprar em bancas de revistas usadas e passei a comprar lançamentos. O lançamento de " A Morte do Super Homem" foi quando eu comecei a comprar lançamentos, afinal não dava pra esperar um acontecimento que pela primeira vez virara notícia de jornal na TV! Porém eu passei a comprar exclusivamente lançamentos próximo ao lançamento de Desafio Infinito, Thanos estava com poderes ilimitados e todos os heróis teriam que se virar pra vence-lo. Uma época em que a revista do Hulk iria ter interligação com a saga, o Gigante de Jade dessa vez inteligente me despertou o interesse, foi com ele que comecei a seguir uma revista mensalmente  (obrigado Peter David!). Na DC, eu já sabia que o Batman ficaria aleijado e que apareceria um novo Batman que poderia até ser um robô, assim comecei a comprar a Liga da Justiça e Batman.

Hoje mesmo com a praticidade das compras online, encadernados e até mesmo a leitura pelo computador ainda compro mensalmente, um número limitado de revistas por mês, por falta de espaço para guardar, necessidade de ler outras coisas e até mesmo pra não enjoar por ler tanto.

Aliás quanto ao desgaste, posso dizer que mesmo passado mais de 20 anos continuo lendo devido às histórias terem envelhecido e principalmente por haver publicações voltadas para o público adulto como o selo Vertigo da DC. A Internet é uma excelente ferramenta de informação e interação que possibilita o contato com esses seres tão estranhos e tão escondidos como os nerds.

Sou fascinado por leitura desde que me alfabetizado e as HQs mantiveram esse fascínio. Os livros para mim tinha cara de tarefa obrigatória e dificilmente uma história me fascinava, quando a professora perguntava qual dos livros escolheria eu votava no que tinha menos páginas. Superado essa visão distorcida dos livros, eu passei a descobrir essa outra fonte de leitura. Uma outra porta que se abriu com as hqs, por incrível que pareça, foi a filosofia. Lembro muito de uma citação de Nietzsche que aparecia em Guerra Infinita e que me chamou a atenção: Quando você olha para o abismo, o abismo olha para você.

Hoje eu escrevo nesse blog, por eu gostar de escrever e para ser útil a alguém que um dia se fascinou com uma animação, filme ou seriado baseado em hqs e gostaria de saber um pouco mais ou quem sabe também se tornar um leitor.

Leia também:
Mas quadrinho nao é coisa de menino?
http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/02/esse-e-um-questionamento-que-deve.html?m=1

http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/02/como-escolher-hqs-nas-bancas.html?m=1

http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2016/12/do-que-se-trata-esse-blog.html?m=1

Comentários