Sandman Parte III - A Estação das Brumas



Um resumo do que ocorre antes do arco do título dessa resenha: Calliope foi uma amante de Sandman e dele teve um filho, além de uma excelente história de terror o detalhe citado é de grande importância pras demais edições. Calliope, assim como Sandman foi aprisionada, ela fornecia inspiração para o escritor Stephen Fry escrever seus livros e a sua guarda é transferida a um outro escritor até que pede a ajuda de Sonho. Um Sonho de Mil Gatos mostra o que ocorre quando gatos sonham e explicar porque chamam Sandman de Lorde Moldador. Em Sonho de uma Noite de Verão, Sandman reencontra Shakespeare e assiste a peça encomendada por ele ainda no arco Prelúdios e Noturnos. Fachada é uma história sobre a versão feminina do Metamorfo, ela é chamada aqui de "a Garota Elemento". Após tentativas frustradas de ter uma vida normal, ela pensa em se matar e a própria Morte irá visitá-la para conversar sobre isso.

Lucifer é um seriado da Fox cujo personagem foi inspirado nessa obra, apesar da sua primeira aparição ter sido em Prelúdios e Noturnos é nesse arco que ele recebe um destaque maior. A Estação das Brumas inicia com um jantar em que Destino convoca seus outros seis irmãos, durante uma discussão com Desejo sobre Sonho condenar sua amante Nada ao inferno, Morte o convence do quão injusto ele foi e Sonho decide retornar ao inferno e resgatar a sua ex.



Lucifer em vez de enfrentá-lo, utiliza da sua astúcia pra satisfazer uma vontade própria e ainda condenar Sonho a um sofrimento: ele retira todas as almas de lá, tranca o inferno a chave e transfere a propriedade a Morpheus. Isso é uma condenação porque em seguida diversos seres chegam ao Sonhar reinvindicando a posse da chave e cabe a Sandman decidir o que fazer com ela e controlar os ânimos dos visitantes mais exaltados.

Destaco esse arco como um dos meus preferidos, por ele trazer uma visão do inferno incomum e toda a motivação das almas que estão lá.  Neil Gaiman cria um inferno em que as almas arrependidas vão pra lá para pagar por seus pecados e lá permanecem até terem sofrido o suficiente. Nenhum outro ser as condenam, são os valores de cada uma delas que faz com que queiram está lá.  Um outro momento interessante é quando Lucifer se queixa dos humanos por todo momento o culparem pelas decisões que tomam em vida, como se o diabo influenciasse nas decisões deles em vez de eles admitirem os próprios erros.

Esse arco, com seus desenhos, aprofunda o terror da série com as formas de tortura dos condenados e o terrível aspecto de Mazikeen, a amante de Lucifer.



Abaixo seguem os links das Parte um e dois dessa obra:
Parte um
http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2016/12/sandman-parte-1.html?m=1

Parte dois
http://garimpeirosdehq.blogspot.com.br/2017/01/sandman-parte-ii-casa-de-bonecas.html?m=1

Comentários