Sandman Parte II - A Casa de Bonecas


Antes do inicio do arco "A Casa de Bonecas", Sandman visita sua irmã Morte e conversam sobre o interesse dos humanos em aprisiona-la e o temor da brevidade da vida. Em seguida, é contada a história do romance de Sonho com Nada e como ela foi parar no inferno.


A Casa de Bonecas apresentam outros perpétuos  (são sete irmãos), Desejo e Desespero são gêmeas e nela revela-se o início de uma trama, é citada também a existência de um irmão pródigo. Neil Gainman arma uma trama com diversas pontas soltas mas que ao passar das edições, vão encontrar as suas devidas respostas.

Na primeira parte dessa resenha, citei sobre a importância de ater-se a personagem Unity Kinkaid. Pois bem, a neta de Unity Kinkaid é um vórtice que atrai ou é atraída por sonhos desgarrados. Além disso, ela pode unir em sonho pessoas diferentes o que é uma situação que abala as estruturas do Sonhar.


Em seguida, Sandman reencontra os pesadelos que fugiram do Sonhar quando ele ainda estava preso, dois deles Bruto e Glob se envolvem com Lyta e o fantasma de seu marido Hector Hall, isso gerará repercussões  até o fim de todas as edições.

Em meio a tudo isso, há uma história de Sandman ha 700 anos. Morpheus e Morte observando os mortais encontra um que afirma que não morrerá para não ser igual aos demais. Os dois entram num acordo para deixa-lo viver até quando ele decidisse morrer. Hob Gadling enconta-se no mesmo bar uma vez a cada cem anos com Sandman e ambos conversam sobre a vida que o mortal levou e se valeria a pena morrer.

Sandman reencontra os pesadelos que se refugiaram no mundo dos humanos e tem a missão de solucionar o problema do vórtice. Nessa sequência Sonho é acompanhado por seu corvo que ja fora um humano e atualmente vive como uma ave no mundo dos sonhos. Esse arco nos chama a atenção ao apresentar mais dois perpétuos e como é a relação entre eles, além de citar alguns dos demais.

Sandman foi lançado originalmente em 75 edições mensais nos Estados Unidos e mais algumas edições especiais. A denominação que eu utilizo nessas resenhas em Parte foi uma decisão minha para que o texto não ficasse muito grande. O autor condensou algumas edições em arcos, sendo o primeiro dividido em 7 partes e chamado de "Prelúdios e Noturnos", algumas edições são histórias soltas como o seu encontro com Desencarnacao (Morte) e o conto de seu amor por Nada. Em seguida vem outro arco em 7 edições chamado "A Casa de Bonecas".

Comentários