Os Maiores Clássicos do Incrível Hulk



Hulk é um personagem bem esférico, ele frequentemente sofre mudanças. Como eu acompanho as publicações dele ha mais de 20 anos, trarei muitos textos sobre ele. Quando Stan Lee o criou ele era cinza, como ele não gostou do resultado na revista, resolveu mudar a cor do personagem para verde. Esse encadernado traz histórias escritas por Peter David e desenhadas do Todd Mcfarlane.

O encadernado se ambientar quando o general Ross acaba de morrer, Bruce Banner virava o Hulk cinza e Rick Jones virava um Hulk verde. Bruce Banner so virava Hulk a noite e é explicado a influência do Sol sobre o Gigante de Jade. O vilão mais importante na vida do personagem também está presente: o Líder. Dentre outros personagens, Hulk enfrenta o X-Factor, equipe composta pelos X-Men originais com a proposta de caçar mutantes mas que secretamente os protegem.





Peter David é um dos argumentistas que mais tempo passou com o personagem, 12 anos. Nas suas histórias, além provocar várias mudanças ao mesmo, ele se aprofunda na personalidade tanto do monstro quanto de Bruce Banner. David mostra como a infância de Banner ajudou para compreender como o personagem é hoje. Um enredo com visível influência de teoria da psicanálise. O argumentista em algumas das suas revistas aproveita para tratar de assuntos da nossa realidade. Nessa revista, por exemplo, traz um policial que espanca a sua mulher após descobrir que ela é histeril, o sofrimento em silêncio de uma violência doméstica.



O desenhista é Todd McFarlane. Esse encadernado mostra os seus primeiros trabalhos pra Marvel e ele ainda se encaixando em modelos pré-estabelecidos da editora. Porém nota-se uma evolução dos desenhos e seus traços característicos começam a aparrcer. Após passar anos desenhando o Homem Aranha, McFarlane ganhou tanta fama que saiu da Marvel pra criar sua própria editora (a Image) e nela seu maior sucesso: Spawn.

Pena que a Panini não deu sequência a esse encadernado e em vez disso criou outros dois, um com as nove revistas desse encadernado e mais uma e outro. Hulk me fascina com a sua personalidade, o eterno combate do Id com o Superego que fascina o inconsciente do seu público ha várias décadas.

Comentários